Notícias

Guia: 6 passos para montar o seu próprio negócio e ter sucesso!

 Para abrir e gerenciar um novo negócio é necessário ter algumas habilidades e conhecimentos e isso, muitas vezes, pode ser desafiador. Uma boa administração exige conhecer o mercado, fazer planejamentos, desenvolver e aplicar estratégias e ter muita organização. Controlar tudo isso pode ser muito cansativo e, no início, acabar deixando você confuso.

 

Por isso, a gente trouxe um roteiro com os 6 passos para iniciar o seu negócio e ter muito sucesso empreendendo!

 

1 - Qual negócio você quer abrir?

Em primeiro lugar, é necessário que você saiba qual negócio você quer abrir. Você tá com várias ideias diferentes? Faça uma lista e avalie alguns pontos como: investimento necessário, tempo de retorno, afinidade com o setor, grau de dificuldade de execução, exigência de conhecimento técnico para esse negócio. 

 

2- Você tem perfil para esse negócio?

Não basta que você queira abrir um negócio e tenha uma boa ideia. Para que o seu negócio possa se tornar realidade, é necessário ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado em que você quer se inserir e também organizar um plano de negócios.

 

3- Saiba tudo sobre o que você quer fazer! 

Você precisa coletar a maior quantidade possível de informações sobre o negócio que você quer abrir. Isso implica pesquisar de forma aprofundada sobre: Produtos, Realidade do Mercado, Finanças, Marketing, Público Alvo. 

As informações precisam ser detalhadas e confiáveis e você precisa compreendê-las.

 

4- Organização

Uma vez que você coletou todas as informações, você precisa organizá-las para compreender qual é a melhor forma de aplicá-las de forma prática. Isso vai ajudar você a montar o seu plano de negócios e definir as suas estratégias. 

 

5- Obter recursos financeiros para investir

Existem diversas maneiras de obter créditos e é necessário analisá-las para decidir qual é a melhor forma de financiamento para o seu negócio e saber quais garantias a sua empresa precisa apresentar para obter esse crédito. Além disso, você também precisa organizar e planejar tudo aquilo que envolve recursos financeiros, como por exemplo fornecedores e prazos de pagamento.

 

6- Entre em ação!

Depois de reunir todas as informações necessárias, planejar e organizar, é hora de agir! 

Agora você precisa tornar o seu negócio realidade. As próximas etapas são práticas: você precisa registrar a sua empresa e implementar tudo aquilo que organizou nos passos anteriores.

 

fonte: Sebrae

Cadastre-se