Notícias

Independência financeira: o que é e como começar

Independência financeira pode ter um significado diferente para cada pessoa a depender de seu contexto de vida e realidade social. Para um estudante, por exemplo, independência financeira pode significar sair da casa dos pais e se sustentar por conta própria. Já para outras pessoas, não ficar refém de dívidas e se manter em números positivos é sinônimo de independência financeira. E também há quem sonhe com um negócio próprio para alcançar essa liberdade.

 

Mas, em qualquer cenário, é necessário muito planejamento para alcançar os seus objetivos. Independência financeira, de fato, é capacidade de conseguir sobreviver alguns meses, anos ou até mesmo pelo resto de sua vida, sem a necessidade exclusiva de ter um emprego fixo. Mesmo que inicialmente esse não seja o seu objetivo, a organização é essencial para conseguir boas reservas financeiras. Além disso, é necessário definir metas, conhecer a sua realidade e definir quais são os seus planos para os próximos anos. Somente depois de definir a direção é que você conseguirá agir de forma mais assertiva.

 

Como atingir as metas? Guarde dinheiro! Calma, não precisa guardar todo o seu dinheiro, se você conseguir se planejar e passar a gastar menos do que ganha, vai conseguir atingir os seus objetivos de forma efetiva. Além disso, é importante pensar em ter uma reserva de emergência, se surgir qualquer imprevisto você não vai precisar se endividar. 

 

Uma vez que você consegue guardar o dinheiro, é hora de pensar em como gerar ainda mais dinheiro. Para isso, é necessário realizar investimentos. Quando fala-se em investimento é comum que muitas pessoas fiquem assustadas, pois parece algo complicado e muito difícil. Mas não é bem assim, existem diversas formas de investir o seu dinheiro para gerar lucros. Algumas delas são aplicações em tesouro direto, ações, fundos de investimento, etc…

 

Além disso, você também pode conquistar a sua independência financeira de outras formas, como por exemplo, ter um negócio próprio no qual o seu lucro será maior do que o seu salário em seu emprego fixo e você poderá alcançar a sua independência financeira. 

 

 

É necessário analisar todas as opções disponíveis e ver quais estão ao seu alcance. Entender todas as informações e realizar um bom planejamento é primordial para o sucesso nesse caminho rumo à independência financeira. 

 

 

Cadastre-se